Foto: Divulgação FF |
As Cachoeiras do Ribeirão do Itu, no Bairro Boiçucanga, são um dos mais bonitos e procurados atrativos do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar, no Litoral Norte de São Paulo. Entre os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014, este atrativo recebeu cerca de 7 mil pessoas.
Para proporcionar mais segurança aos visitantes, a equipe do PESM montou uma tenda na entrada da Trilha para receber e orientar os turistas aos fins de semana e feriados. No local, monitores ambientais prestam informações aos visitantes, sobre os atrativos, a importância do parque e como evitar acidentes, degradação do meio ambiente e outras ocorrências.
O morador local, Cícero Silva, diz que o trabalho realizado pelo parque, na região, têm trazido bons resultados. “A trilha está muito melhor, com boa sinalização. A presença diária dos monitores ambientais também dá mais segurança aos moradores e visitantes.”
Para garantir a segurança dos turistas, a Unidade de Conservação trabalha em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Policia Militar Ambiental, que realizam plantão na entrada da trilha todos os dias.
Entre as dicas, pede-se que os visitantes evitem levar isopores, coolers, latas, garrafas e bebidas alcoólicas e que tragam de volta todo o lixo gerado durante o passeio. O objetivo dessas restrições é prevenir acidentes e diminuir impactos ambientais, além de manter a trilha limpa. A iniciativa vem gerando resultados positivos: não houve acidentes até o momento e o descarte indevido de lixo reduziu drasticamente.
Ribeirão do Itu
A trilha do Ribeirão do Itu possui mais de 8km de extensão, passando por poções de água cristalina, ótima para o banho. O trajeto para as três primeiras cachoeiras é auto-guiado e não há taxa de cobrança para a visitação. Já o percurso completo da trilha só pode ser feito com o acompanhamento de um guia credenciado pela prefeitura e pelo Parque.
Sobre o Parque
Criado em 31 de março de 1998, o Núcleo São Sebastião do PESM tem uma extensão de cerca de 30 mil hectares, que equivalem a 60 mil campos de futebol, o Núcleo São Sebastião abrange quase 75% do município, incluindo também o município de Salesópolis e abrigando uma série de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.
Atualmente, os limites do Núcleo São Sebastião chegam à cota 0, ou seja, até o nível do mar, formando um corredor ecológico que liga os diferentes ecossistemas, desde o costão rochoso e a restinga, até a floresta ombrófila densa, protegendo as mais diversas espécies da fauna e flora e garantindo a manutenção da biodiversidade.
A área do sertão de Barra do Una, inserida integralmente dentro dos limites do Parque, é considerada a região de maior riqueza de anfíbios conhecida da Mata Atlântica. A Unidade de Conservação conta ainda com elevado número de espécies ameaçadas de aves.
O Núcleo São Sebastião do PESM possui um Programa de Ecoturismo que disponibiliza ao público, cinco trilhas: Praia Brava, Cachoeira do Itu, Sítio Jatobá, Sítio São Francisco e Estrada da Limeira, cada uma com seus diferentes atrativos e níveis de dificuldade.
A visitação está aberta ao público diariamente, das 8h às 17h, somente mediante agendamento prévio. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575 ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para saber mais sobre esta Unidade de Conservação, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/
Fonte: Assessoria de Comunicação - Fundação Florestal