Galera da AMAC se preparando para a trilha Foto: Divulgação AMAC - Manacá |
Baseado neste conceito e com a finalidade de oferecer aos amantes da natureza um pedacinho deste paraíso, na manhã do dia 03 de fevereiro de 2013 o Grupo da AMAC - Manacá com o apoio do Grupo de Auxílio Civil de Caraguatatuba (G.A.C), partiu para uma incursão nas trilhas das Praias Desertas no Litoral Norte de São Paulo.
Em pouco tempo de caminhada Chega-se a figueira, uma praia de fácil acesso que possui um belo cenário onde equipe fez uma parada para lanche e para fotografar o local. Logo em seguida é retomada a trilha por um caminho bastante íngreme. Já no topo do morro tem-se uma bela visão da praia e da Ilha do Tamanduá.
Praia da Figueira Foto: Cristiane Demarchi |
Vista do Canto da Praia da figueira e ilha do Tamanduá Foto: Diego Cardoso |
Mais alguns minutos de caminhada chega à Praia da Ponta Aguda, uma praia extensa e com águas totalmente calmas e transparentes que ao norte possui um afluente de água doce e límpida. A praia é muito utilizada para camping. Por uma pequena trilha tem acesso a praia mansa como o nome já diz é uma praia de ondas calmas onde o visitante tem uma vista privilegiada do mar e da cidade de Caraguatatuba ao fundo.
Vista da Serra do Mar e Caraguá ao fundo Foto: Diego Cardoso |
Águas límpidas e cristalinas é a característica principal de ambas as praias Foto: Mirela Santineli |
A próxima é a praia da lagoa uma praia de areia extensa e cristalina que ao seu final guarda um segredo: A lagoa das Mortes. Apesar do nome assustar o local é magnífico e perfeito para banho. Segundo relatos o praia era esconderijo de escravos que vinham da África em uma época que não era mais permitido a exportação em navios negreiros. Os que chegavam debilitados e sem condições para o trabalho eram afogados na lagoa, derivando assim seu nome. Ainda é encontrado vestígios da época como as ruínas do porão onde ficavam os escravos .
Praia da Lagoa Foto: Elias Neves |
Lagoa das Mortes, local perfeito para que aprecia banho de rio e mar ao mesmo tempo Foto: Fernando Augusto |
Partindo da Lagoa em direção a Praia do Simão o trecho fica mais sinuoso e é recomendado para pessoas que já possuem alguma prática em trilhas. Durante quase todo o percurso varias nascentes e frutos como goiabas, jacas e bananas, um verdadeiro banquete doado pela mãe natureza. O acesso até a Praia do Simão é feito apenas através de trilha um lugar selvagem que é muito procurado para acampamento e para apreciação. Depois de horas de caminhada a recompensa: A bela praia do Simão que também é procurada pelos adeptos do surfe. Para quem curte um banho que água doce a Praia possui uma bica d'água apropriada e irresistível.
A praia do Simão também é muito procurada por surfistas Foto: Divulgação AMAC - Manacá |
Bica d´água é ideal para banho Foto: Divulgação AMAC - Manacá |
Saindo do Simão a trilha reserva ainda mais surpresas. Apesar do terreno bastante íngreme cheio de altos e baixos o local proporciona mirantes onde pode ser avistado o percurso e as belas do Simão e Saco da Banana. Depois de algumas horas de caminhada chega-se a praia da Caçandoquinha que é separada da Caçandoca por uma pequena trilha. A praia da Caçandoca está localizada dentro de uma área reconhecida como o primeiro Quilombo do Litoral Norte com área de 890 hectares.
No lado direito a Praia da Caçandoca possui um riacho cristalino |
Chegada ao ponto final na Praia da Caçandoda Foto: Divulgação AMAC - Manacá |
Nossos agradecimentos a todos que colaboraram para o sucesso da trilha. Aguardem novidades virão!
Para conhecer sobre os pacotes e sobre nossa associação entre em contato conosco!
E-mail: guiaflorestal@hotmail.com
Facebook: AMAC - Manacá
Nenhum comentário:
Postar um comentário