Fachada do Pólo Cultural Adaly Coelho Passos Foto: Divulgação |
O MACC possui salas de exposições de curta e longa duração. A Sala de longa duração apresenta um panorama histórico da cidade de Caraguatatuba por meio de fotos, textos, objetos e uma maquete do relevo da cidade, suas praias e seus principais rios.
Casa do Caiçara / Foto Divulgação |
Uma das composições da sala de longa duração é a Sala do Caiçara ambientada com fotos e uma casa típica construída de pau-a-pique por pescadores do Bairro Porto Novo. A sala está constituída de objetos antigos como a canoa de um pau só e os apetrechos de pesca. As panelas de ferro que compõe o cenário são centenárias. Fazendo parte da cenografia está a Casa da Farinha de Mandioca, remontando o espaço típico das comunidades pesqueiras, reacendendo sua cultura e tradição.
Aquário / Foto: Divulgação |
Na Sala de Exposições “Antonio Carelli” são realizadas mostras de artes de artistas do Litoral Norte e outras localidades do Brasil. Este espaço tem como objetivo realizar um contato do público com um dos aspectos mais ricos e significativos da produção humana, a arte. Neste espaço também são apresentadas exposições temáticas relacionadas à história e a cultura brasileira.
Onde a história se faz presente:
O APMC - Arquivo Público do Município de Caraguatatuba foi criado através da Lei Municipal nº. 667/98, de 20 de março de 1998, subordinado à FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Teve como primeira sede, as antigas Oficinas Culturais do centro (Hotel Vitória, demolido.), e segunda sede um espaço no CIEF Poiares. Recebeu o nome de seu benemérito, o senhor Arino Sant’Ana de Barros, e passou a funcionar e atender em uma sala do Pólo Cultural “Profª. Adaly Coelho Passos” em 12 de junho de 2002.
Caraguatatuba antigamente / Foto APMC |
A função primordial do Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” é conservar, organizar e dar acesso à população aos documentos públicos do município sob sua guarda, que devem ser mantidos permanentemente por seu valor de prova, histórico e de fonte de informação.
Biblioteca de artes
A Biblioteca de Artes possui um acervo com mais de 300 títulos que podem ser ouvidos na pick-up disponível no local. O projeto “Relembrando o Vinil” possibilita ainda que o usuário leve os próprios discos para ouvir na Biblioteca ou passe as músicas para um CD.
A Biblioteca também pode ser utilizada como espaço de pesquisa para trabalhos escolares, inclusive com acesso à internet e o agendamento de grupos para assistir aos vídeos disponíveis na Videoteca Lucio Braun.
Como Visitar:
Endereço
Praça Cândido Motta, 72, Centro, Caraguatatuba – CEP 11660-300.
Tel.: 3883-9980.
museu@fundacc.com.br
Horário de Funcionamento
Terça a sábado, das 10h às 18h / domingos, das 14h às 18h
Como Visitar:
Endereço
Praça Cândido Motta, 72, Centro, Caraguatatuba – CEP 11660-300.
Tel.: 3883-9980.
museu@fundacc.com.br
Horário de Funcionamento
Terça a sábado, das 10h às 18h / domingos, das 14h às 18h
* Dados retirados do Site da Fundacc
Nenhum comentário:
Postar um comentário