Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Operação Praia Limpa encerra temporada com ações junto a moradores e turistas em Ilhabela

A Operação Praia Limpa em Ilhabela concluiu as ações da temporada de verão na terça-feira de Carnaval (4/3). Com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, a campanha teve início no Réveillon e ao todo foram 34 dias de ações de educação e conscientização ambiental, com a distribuição de 100 mil sacolinhas oxibiodegradáveis, 50 mil panfletos educacionais sobre a coleta seletiva e a reciclagem, 5 mil sacolas retornáveis e 4,5 mil mudas de plantas. Durante os mutirões de limpeza foram retirados das praias 100 kg de resíduos por dia em média.
O encerramento da campanha da temporada 2014 foi marcado com uma grande participação dos foliões que visitaram o arquipélago neste Carnaval.

“Atuamos por terra e mar, nossa equipe percorreu todas as praias com ações e mutirões de limpeza, Pelo mar realizamos a retirada de muitos resíduos que foram trazidos pelas chuvas e abordamos os tripulantes das embarcações  para entregar sacolas retornáveis para o descarte de lixo para quem estavam no mar de lancha, caiaque, jet ski e stand up”, conta o organizador do projeto Rogério Muniz.
Segundo ele, estas ações têm como objetivo a preservação do meio ambiente e da vida marinha para a atual e as futuras gerações. A Operação Praia Limpa é um projeto realizado com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, Chevrolet Veibrás, Macboot, Supermercado do Frade, Restaurante Copacabana, Liquigás Ilhabela, Barba Frutos do Mar, Pescador Bar e Restaurante e Pousada Canto Bravo do Bonete.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Alunos visitam Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Caraguatatuba

Alunos dos 7º anos da Emef Profª Antônia Antunes Arouca (Massaguaçu) participaram de uma aula diferente esta semana (18 e 20/2/2014). Os estudantes foram ao Parque Estadual Serra do Mar (Rio do Ouro) para conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora da região. A visita faz parte do projeto “Conhecendo e cuidando do nosso parque”, uma parceria entre a secretaria de Educação e a direção do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.

Até o mês de novembro estão agendadas visitas ao Parque Estadual da Serra do Mar com alunos dos 5º e 7º anos da rede municipal de ensino. Na semana passada, foi a vez dos estudantes das escolas Benedito Inácio Soares (Massaguaçu), Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas) e Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba) participarem do projeto. Na próxima semana, será a Emef Benedita Pinto Ferreira (Casa Branca).

Antes de iniciar a trilha do Jequitibá, os adolescentes foram orientados sobre o percurso de 1.200m. O grupo foi acompanhado por monitores do parque e professores da escola, que ressaltaram a importância da preservação e conservação da água, vegetação e animais para o equilíbrio do ecossistema.

Na trilha, tiveram explicações sobre árvores nativas como o Guapuruvu, que cresce até três metros por ano, e a Figueira Branca ou Mata-Pau, que possui raízes extensas e cresce alojada na copa de outra árvore, tomando seu lugar.

Também puderam ver animais empalhados, como tartarugas, jacarés, onça parda, vítimas de biotráfico, caça ou atropelamento e cobras em veículo de conservação. Além de armadilhas de caça apreendidas, como a arapuca ou bate, canhãozinho, côvo e arataca.

O professor Sidney de Souza, que acompanhou os alunos, disse que a visita foi importante e que poderá trabalhar em sala de aula a vegetação da região sudeste. “No conteúdo programático do 7º ano, é estudada a vegetação original do Brasil e sua situação atual. No parque, eles puderam ver várias espécies nativas, que abordaremos na aula de Geografia”, afirmou.

O aluno Henrique Moreira da Costa, 11 anos, gostou de conhecer algumas espécies de árvores. “Interessante aprender o tempo de crescimento de cada uma e escutar os sons diferentes da mata, ver o rio Santo Antônio limpo que, na cidade, está poluído”, disse.

Histórico - O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, foi criado por decreto como Reserva Florestal, em 1956, e integrado ao Parque Estadual da Serra do Mar, em 1977.

O Núcleo guarda, aproximadamente, 50 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescentes, incluindo matas de encosta, rios e cachoeiras.
Esse patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos. O relevo montanhoso agrupa diversas formações vegetais e cachoeiras. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Audiências públicas sobre Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos começam na próxima semana

O Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, concluiu a versão preliminar do Plano Integrado de Resíduos Sólidos para apresentar em duas audiências públicas previstas para os dias 13 e 19 de março, na Câmara de Caraguá, às 18h.

O documento tem a função de apresentar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Caraguatatuba, o diagnóstico da situação no município, a metodologia de elaboração, prognósticos, metas e ações para atendimento da política nacional de resíduos sólidos.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é elaborado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto Federal 7.404 de dezembro do mesmo ano e traduz os princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis a temática.

Elaborado de forma participativa, como prevê a legislação, a metodologia assegura ampla publicidade ao conteúdo do plano bem como posterior controle social.

Confira o plano no site da prefeitura. Clique aqui