Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Natal pela Paz, Seja Solidário!


O Núcleo Caraguatatuba tem em seu programa de Interação socioambiental criar instrumentos de comunicação e participação - e formas de sua implementação - que viabilizem a aproximação entre a comunidade do entorno e o parque, para tanto o evento Natal pela paz tem o objetivo levar aos jovens moradores do entorno que são os mais atingidos pela violência e pela exclusão social uma oportunidade de escolha pela não violência, onde pretendemos iniciar um projeto que possa ser também construído pela comunidade, pois acreditamos que eles serão os protagonistas de sua mudança, com isso ampliar o repertório desses adolescentes e jovens, pois a violência é muitas vezes a linguagem pela qual se estabelecem as relações cotidianas e a busca pela afirmação da identidade, especialmente nesta fase da vida. Para que desenvolva outras maneiras de resolver os conflitos e conquistar seu espaço através da mobilização, do diálogo do associativismo e além disso, buscar estimulo e protagonismo juvenil para formação de lideranças positivas que se engajem na transformação da comunidade e da sociedade como um todo.

Por este motivo, estamos organizando uma comemoração para comunidade de entorno do Parque, com o tema Natal Pela Paz. Para realização desse evento contamos com apoio de vocês, para doação de brinquedos usados que estejam em bom estado e também doação de mantimentos para fazer bolo e lanche para as crianças. Venha ser voluntário na organização de brincadeiras, teatro, dança de rua, entre outras expressões artísticas.
    
 Toda ajuda será bem vinda.
  
  Nossa festa seria dia quatro de dezembro, no entanto não arrecadados quase nada até o momento, por esse motivo mudamos para o próximo dia 18/12/2011, acreditamos que com sua ajuda poderemos fazer uma festa bem bacana para nossas crianças.

Endereço para doação

Parque Estadual da Serra do Mar/ Núcleo Caraguatatuba.
Rua do Horto florestal, 1200.
Rio do Ouro
Telefone: (12) 3882-5999

Certos de sua colaboração,
Nossos sinceros agradecimentos

Equipe de Uso Público
PESM - Núcleo Caraguatatuba




quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE APARECIDA - VALE DO PARAÍBA, LITORAL NORTE E SERRA DA MANTIQUEIRA”


Acontece no Vale do Paraíba a “CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE APARECIDA- VALE DO PARAÍBA, LITORAL NORTE E SERRA DA MANTIQUEIRA”, prevista para o período de 17 a 19 de novembro do corrente ano no SANTUÁRIO DE APARECIDA
O importante evento, que já conta com total envolvimento da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)UNDIME (União do Dirigentes Municipais de Educação) , OAB/SP, Governo do Estado, através das Secretarias da Educação, do Meio Ambiente, e das Prefeituras dos 40 municípios das regiões envolvidas, terá como tema “FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA” e resultará na elaboração da“CARTA DE APARECIDA À NAÇÃO BRASILEIRA E AO PLANETA TERRA”,fruto da discussão e amplo debate de milhares de educadores participantes.

Deve-se ainda ressaltar que o documento com os resultados da Conferência, que será entregue em mão ao Governador de São Paulo e a Presidente do Brasil, terá como relator o eminente Professor Celso Antunes, um dos ícones da Educação Brasileira. 

Gostaríamos também de convidar Vossa Senhoria para a Cerimônia de Abertura, prevista para o dia 17 de novembro às 09 horas, bem como para, se possível, designar representantes da Empresa para participar das palestras e das inúmeras atividades previstas no transcorrer da Conferência. 

 Reiteramos que a Conferência será um dos mais importantes marcos da Campanha da Fraternidade no Brasil, culminando com Missa televisionada, ministrada pelo Dom. Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB

PROGRAMAÇÃO:

A Programação do 1ª.CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL pretende ser construída a partir de inúmeras reflexões e sugestões de representantes das Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Delegacias Regionais de Ensino e Dioceses relacionadas as cidades participantes,num processo participativo e democrático. Temas Propostos:

 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
 AGENDA 21- RESULTADOS E DESAFIOS
 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL
 ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
 O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS NO CLIMA
 EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POLÍTICA E TERRITORIALIDADE
 ESPIRITUALIDADE, CULTURA,EDUCAÇÃO E ECOLOGIA

Além dos temas sugeridos para as palestras da Conferência, estarão acontecendo oficinas relacionadas às questões ambientais da região. Em reunião plenária prevista para a tarde do dia 19 de novembro, tendo a frente como relator o eminenteProfessor Celso Antunes, será divulgada a CARTA DE APARECIDA À NAÇÃO BRASILEIRA E AO PLANETA TERRA, elaborada por representantes indicados pelos municípios envolvidos, fruto das discussões e resultados obtidos durante a Conferência, e que será entregue ao Governador de São Paulo e à Presidenta da República.

CIDADES CONVIDADAS:

Aparecida, Guaratinguetá, São José dos Campos, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba,Cruzeiro, Cunha, Guararema, Igaratá, Ilha Bela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Piquete, Pindamonhangaba,Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucai, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião,Silveiras, Taubaté, Tremembé, Ubatuba, Santa Branca, Salesópolis, Santa Isabel

ESTRUTURA E PROJEÇÃO
1) As palestras serão centralizadas (uma por vez) e acontecerão no Salão Nobre do Santuário de Aparecida para o público presente, gravada ao vivo por 3 câmeras simultâneas, com projeção de áudio e vídeo para telões instalados nas áreas externas do evento, além da possibilidade de transmissão ao vivo pela TV Aparecida e na Internet, no site oficial do evento, com publicação a cada palestra dos melhores momentos no You Tube.
2) A Feira Verde, contemplará stands com mostra de produtos e ações desenvolvidas pelas cidades participantes, relacionadas a Educação Ambiental.
3) Apresentações de Projetos de Educação Ambiental, através de atividades artísticas desenvolvidas por estudantes.
4) Shows musicais e teatrais relacionados ao Meio-Ambiente.
5) Mural Monumental com manifestações de autoridades que estiverem presentes a Conferência , em apoio à Carta de Aparecida.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra em Salesópolis

Cultura: Roteiro dos jesuítas passa por Caraguá

Percorrer os caminhos dos jesuítas a pé ou de bicicleta. Essa é a proposta do “Passos dos Jesuítas Anchieta – Um caminho de contemplação, história e fé”, que tem em sua rota o município de Caraguá. 
O trajeto é composto por uma trilha de 360 km, que passa, além de Caraguá, por Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba com o objetivo de promover o turismo histórico, cultural, religioso e de lazer por meio da peregrinação. 
A rota reproduz parte do caminho percorrido pelos jesuítas no século 14 no litoral de São Paulo, como os locais de catequização e os monumentos que estiveram integrados à vida e o legado de Anchieta. Isso permite ao interessado resgatar questões históricas, culturais, além de conhecer pontos turísticos da região. 
Em Caraguá, os participantes passarão pelas avenidas José Herculano, na Barra do Juqueriquerê;  Cristóvão de Barros e Miramar, na Praia do Porto Novo; Atlântica, na Praia de Aruan e Arthur Costa Filho, na Praia do Centro até chegar no Pórtico, localizado na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, com funcionamento 24 horas por dia. O caminho segue em direção à divisa com Ubatuba, pela Rodovia Dr. Manoel Hippolito do Rego, na Praia de Tabatinga.
Os aventureiros poderão complementar sua viagem e conhecer o Mirante do Morro de Santo Antônio; a Lagoa Azul, na praia do Capricórnio; o Ilhote da Cocanha; o Núcleo de cerâmica Terramar; a Praia Martin de Sá e a Fazenda de Mexilhões, a maior do Estado de São Paulo. 
A cidade tem um importante papel na história dos jesuítas. No século 14 a então chamada Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba era habitada por índios tupinambás e guaramomis, que começaram a ser catequizados pelos padres José de Anchieta e Manuel Veigas por volta de 1574. Na época, o lugar era conhecido como terra abundante em caraguatás, um tipo de bromélia cujas fibras eram usadas pelos jesuítas para confeccionar sandálias, daí a origem da denominação “Caraguá”. 
As rotas são monitoradas por chips de memória, inseridos em pulseira ou cartão, que registram a passagem pela cidade. Além de permitir que parentes e amigos acompanhem sua viagem, os trilheiros também podem postar mensagens, fotos e interagir com as redes sociais no portal do programa. 

Para se inscrever, basta acessar o site www.caminhasaopaulo.com.br, preencher formulário e imprimir a identificação eletrônica. O caminhante receberá um código de barras para ser trocado em um cartão nos postos indicados. A adesão ao ‘Passos dos Jesuítas’ é gratuita e haverá emissão de certificado de expedição contemplativa àqueles que passarem por 12 pontos.



Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Comemoração do Ano Internacional das Florestas

Para comemorar o Ano Internacional das Florestas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi realizado no último dia  7 de novembro, na Praça Candido Motta (Coreto),  o evento “Proteja as Floretas. Elas protegem você”.
Foram oferecidas à população atividades como: oficinas de pinturas e material reciclável, exposições, apresentação de musica e dança, banners, artigos e vídeos. Cerca de 550 alunos da rede municipal da cidade participaram da comemoração.

Foto: Diego Cardoso
Além dos estudantes, a comunidade também pode prestigiar e conhecer um pouco mais sobre a importância das unidades de conservação, seja pelos seus benefícios econômicos, sociais ou ambientais. O tema “Proteja as Florestas. Elas protegem você” celebra a conservação e desenvolvimento sustentável das florestas e, também mostra que as florestas oferecem abrigo para as pessoas e hábitat para a biodiversidade.

 O evento foi realizado pelo Parque Estadual da Serra do Mar, em parceria Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação do Município, FUNDACC, SABESP, ETEC, Centro Universitário Módulo, Colégio Técnico Dom Bosco, Agenda 21, Diocese de Caraguatatuba, ONG Maranata, Maitaca Ecoturismo e G.A.C.

Fonte: Comunicação da Prefeitura de Caraguá

Para mais fotos acesse o Flickr da Prefeitura de Caraguá http://www.flickr.com/photos/caraguaoficial/sets/72157627963748127/with/6326180125/