Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cultura: Roteiro dos jesuítas passa por Caraguá

Percorrer os caminhos dos jesuítas a pé ou de bicicleta. Essa é a proposta do “Passos dos Jesuítas Anchieta – Um caminho de contemplação, história e fé”, que tem em sua rota o município de Caraguá. 
O trajeto é composto por uma trilha de 360 km, que passa, além de Caraguá, por Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba com o objetivo de promover o turismo histórico, cultural, religioso e de lazer por meio da peregrinação. 
A rota reproduz parte do caminho percorrido pelos jesuítas no século 14 no litoral de São Paulo, como os locais de catequização e os monumentos que estiveram integrados à vida e o legado de Anchieta. Isso permite ao interessado resgatar questões históricas, culturais, além de conhecer pontos turísticos da região. 
Em Caraguá, os participantes passarão pelas avenidas José Herculano, na Barra do Juqueriquerê;  Cristóvão de Barros e Miramar, na Praia do Porto Novo; Atlântica, na Praia de Aruan e Arthur Costa Filho, na Praia do Centro até chegar no Pórtico, localizado na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, com funcionamento 24 horas por dia. O caminho segue em direção à divisa com Ubatuba, pela Rodovia Dr. Manoel Hippolito do Rego, na Praia de Tabatinga.
Os aventureiros poderão complementar sua viagem e conhecer o Mirante do Morro de Santo Antônio; a Lagoa Azul, na praia do Capricórnio; o Ilhote da Cocanha; o Núcleo de cerâmica Terramar; a Praia Martin de Sá e a Fazenda de Mexilhões, a maior do Estado de São Paulo. 
A cidade tem um importante papel na história dos jesuítas. No século 14 a então chamada Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba era habitada por índios tupinambás e guaramomis, que começaram a ser catequizados pelos padres José de Anchieta e Manuel Veigas por volta de 1574. Na época, o lugar era conhecido como terra abundante em caraguatás, um tipo de bromélia cujas fibras eram usadas pelos jesuítas para confeccionar sandálias, daí a origem da denominação “Caraguá”. 
As rotas são monitoradas por chips de memória, inseridos em pulseira ou cartão, que registram a passagem pela cidade. Além de permitir que parentes e amigos acompanhem sua viagem, os trilheiros também podem postar mensagens, fotos e interagir com as redes sociais no portal do programa. 

Para se inscrever, basta acessar o site www.caminhasaopaulo.com.br, preencher formulário e imprimir a identificação eletrônica. O caminhante receberá um código de barras para ser trocado em um cartão nos postos indicados. A adesão ao ‘Passos dos Jesuítas’ é gratuita e haverá emissão de certificado de expedição contemplativa àqueles que passarem por 12 pontos.



Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário