Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PESM – Núcleo Picinguaba realiza Dia de Limpeza de Mangue

Foto: Jane Fernandes

O lixo chega ao manguezal por meio das marés e fica enroscado em suas raízes. Maior parte do lixo encontrado foi de sacolas plásticas e garrafas pet.
Dando prosseguimento às atividades voltadas para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, em Ubatuba, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, realizou na manhã desta quarta-feira, 19, um dia de limpeza do Manguezal do Rio Fazenda. O evento envolveu 32 pessoas, entre estudantes, professores e parceiros. A atividade se estendeu também para a Praia da Fazenda. No total, foram  recolhidos 30 kg de resíduos, entre isopor, garrafas pets, redes fantasmas e sacolinhas plásticas.
 Antes de partir para a ação, o grupo  assistiu a uma palestra sobre o lixo e suas consequencias para o planeta, no Centro de Visitantes do PESM - Núcleo Picinguaba. Depois, eles seguiram para uma caminhada pela Trilha da Rendeira, que os conduziu até o mangue, de onde saíram botes para a limpeza do mangue. No trecho percorrido, os estudantes puderam conhecer um pouco sobre este importante ecossistema, que é considerado o berçário do mar, por abrigar os filhotes de diversas espécies marinhas.
A monitora ambiental responsável pela atividade, Jane Fernandes, explica como o lixo chega até o manguezal. “Os resíduos, principalmente o plástico, chegam ao mangue por meio das marés e acaba ficando enroscado nas raízes da vegetação característica desse ecossistema. O manguezal funciona como uma peneira.” Jane comenta ainda que esta nova geração já tem uma consciência ambiental. “Eles têm entre 10 e 11 anos, e já são ativistas, estão prontos para atuar a favor do meio ambiente. Ficam indignados ao perceber que ainda há pessoas que degradam a natureza.”
A atividade contou com a parceria dos monitores ambientais do PESM, alunos e professores da Escola Gaia, representantes da Associação de Monitores Guanandi e da Agência de Turismo Mar e Serra.
Fonte: Fundação Florestal - Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário