A fruta era apreciada pelos índios desde a época pré-colombiana. Devido ao formato que lembrava as panelas de cerâmica usadas pelos nativos ganhou o nome de cambuci que significa “vaso” ou “pote”.
Séculos mais tarde uma cachaça curtida com o fruto agradou aos tropeiros. Nessa época, o então bairro do Cambuci, em São Paulo , era um ponto de parada desses viajantes. Estava ali a entrada da cidade para quem subia a serra e passava pelo Córrego do Lavapés (hoje a rua dos Lavapés), que ganhou esse nome porque era ponto de parada dos tropeiros que lavavam os pés, descansavam e experimentavam a famosa aguardente com cambuci antes de seguirem viagem. A tradição dessa pinga, aliada ao grande número de cambucizeiros no local, foi o que deu origem ao nome do bairro aumentando a fama da aguardente que nos dias de hoje é a nível nacional.
Além das tradicionais cachaças, destacam-se entre as novidades, sorvetes, geléias, cupcakes, doces e salgados dos mais variados além da linha de cosméticos que incluem shampoos, condicionadores, sabonetes, leavings e cremes de tratamento, feitos com extratos de Cambuci, sem contra indicações de uso e que não agridem o meio ambiente por serem feitos com agentes naturais.
O evento contará com a participação das cidades envolvidas na Rota além de produtores locais. Apresentações culturais promovidas pela FUNDACC, moda de viola e artesanatos locais serão alguns dos atrativos do Evento.
A entrada é gratuita. O evento será realizado na sede do Parque na Rua do Horto Florestal 1.200 Rio do Ouro das 9h30 às 17h00.
Participe e surpreenda-se com as diversas formas de utilização dessa fruta que é nativa de nossa Mata Atlântica.
Mais informações mande um e-mail para nucleocaragua@hotmail.com.br ou entre em contato pelo número: (12) 3882-3166 / 3882-5999
Confira as fotos do Evento de 2012
Fotos: Divulgação Pesm - Núcleo Caraguatatuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário