Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Condutores de Observação de Aves recebem credenciamento em Ubatuba

Foto: Divulgação F.F.
A atividade de Observação de Aves em Ubatuba acaba de receber mais um importante incentivo. Cerca de 24 moradores do entorno do Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), na região Sul do município, receberam o credenciamento que lhes permitirá exercer a atividade de condução de grupos para a observação de aves em trilhas inseridas na Unidade de Conservação (UC).
A capacitação aconteceu graças a uma parceria entre a Fundação Florestal, por meio do  Núcleo Picinguaba do PESM;  Prefeitura Municipal de Ubatuba, Sindicato de Hotéis e Restaurantes (SINHORES LN) e do grupo PROMATA. Foram 135 horas de curso, com teoria e prática, incluindo fotografia, em seis trilhas da região e no Circuito de Observação de Aves Cambucá, situado no PESM – Núcleo Picinguaba. A formação dos guias condutores segue os moldes do Turismo de Base Comunitária, que tem como foco, os moradores do local, seus costumes, sua cultura e seu modo de viver. 
Segundo o coordenador da capacitação, Carlos Rizzo, “A observação de aves se apresenta como eficiente ferramenta de diálogo entre a conservação e as comunidades, permitindo a inclusão ambiental das comunidades tradicionais. Muitos queriam aprender a atividade para utilizar o conhecimento no receptivo deste tipo de turista. Aqueles que seguiram o aprendizado tornaram-se excelentes observadores.”
Pioneirismo e responsabilidade
Para o gerente regional da Fundação Florestal, Carlos Zacchi, o credenciamento é uma importante conquista, tanto para a comunidade, como para a unidade de conservação.”Para os guias, o credenciamento confere um status de credibilidade e para o núcleo, o pioneirismo da iniciativa. Há grande possibilidade desse trabalho se tornar referência na capacitação de guias em outras Unidades de Conservação da Fundação Florestal de São Paulo.” 
O gestor do Núcleo Picinguaba do PESM, Danilo Santos da Silva, destacou o compromisso de  fortalecer atividades desenvolvidas por comunidades que interagem de forma positiva com a UC. "Parcerias como esta ressaltam a missão do PESM, no sentido de compartilhar a responsabilidade com todos os envolvidos. Este entrosamento contribui com a proteção e valorização da sociobiodiversidade da Mata Atlântica". Danilo reforçou ainda, o caráter participativo do processo de credenciamento que, segundo ele, "envolveu diversos segmentos para viabilizar a capacitação dos condutores, legitimado, sobretudo, pela Câmara Técnica de Turismo e Uso Público do Núcleo Picinguaba." 
Ficou interessado?
O Centro Cambucá de Observação de Aves é uma área do Parque destinada à observação e estudo das aves. O Centro possui um grande lago com beleza paisagística excepcional, onde são avistadas e registradas  diversas aves migratórias, como a águia-pescadora (Pandion haliaetus) e a Biguatinga (Anhinga anhinga), e a presença de espécies endêmicas da Mata Atlântica, como o trinca-ferro-verdadeiro (Saltator similis), capitão-de-saíra (Attila rufus) e papa-taoca-do-sul (Pyriglena leucoptera). Além disso, existe a Trilha do Lago, com nível de dificuldade fácil, percurso de 1.550 m, com duração aproximada de 1h e 30min, ida e volta. É necessário agendamento prévio pelo telefone (12) 3832-1397 . 
SERVIÇO
PESM Picinguaba
Endereço: Rodovia BR, nº101, km 08 - Bairro de Picinguaba –Ubatuba/SP
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 17h.
Telefone: (12) 3832-1397
Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Florestal

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Semana Jurídica do Litoral Norte aborda licenciamento ambiental, regularização fundiária e ocupação costeira

Palestras e debates sobre licenciamento ambiental, regularização fundiária e terrenos de marinha marcam a Semana Jurídica do Litoral Norte que será realizada de 5 a 7 de agosto. Especialistas discutirão os temas no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.

O seminário é aberto ao público e a entrada é um quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue no dia do evento. As inscrições para o evento seguem até a próxima sexta-feira, pelo site: http://caraguatatuba.sp.gov.br/semanajuridica até sexta-feira.
Durante a Semana Jurídica, os participantes terão a oportunidade de acompanhar discussões sobre a situação e o impacto de grandes empreendimentos na região, como a expansão do TerminalAlmirante Barroso da Petrobras (Tebar), ampliação do Porto de São Sebastião, além dos Contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios.

Programação

Na segunda-feira, às 18h30, haverá o painel “O Contexto Ambiental no Litoral Norte Paulista”, com o desembargador federalVladimir
Passos de Freitas. A mesa de debates será comanda pelos advogados Marcos Lopes Couto e Antônio Fernando Pinheiro Pedro, mestre e especialista em Direito Ambiental, respectivamente.

O tema “Regularização Fundiária” será apresentado na terça-feira (6), às 19h, pelo corregedor geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini. O assunto será discutido com o oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos Civil de Pessoa Jurídica de Caraguá, Diego Selhane Pérez, e com a diretora de Terras Públicas, Eliana Aparecida Pereira, da Secretaria de Urbanismo de Caraguá.

O painel “Ocupação Costeira – Terrenos de Marinha”, com o advogado Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues, fecha a programação do evento na quarta-feira (7), às 19h. Após a palestra, o procurador Seccional da União, Marco Aurélio Bezerra Verderamis, e a procuradora da República, Maria Rezende Capucci, coordenam o debate sobre o assunto.

O evento

A Semana Jurídica do Litoral Norte é uma realização da Associação de Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp), OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção de Caraguá) e do Governo Municipal. A iniciativa também conta com o apoio do Centro Universitário Módulo e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-8279 ou no e-mail semanajuridicaln@caraguatatuba.sp.gov.br. O Teatro Mario Covas fica na Avenida Goiás, 187, Indaiá.

Fonte: Jornal Imprensa Livre