Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Fundação Florestal abre inscrições para Concurso Fotográfico 20 anos de Criação do Parque Estadual Marinho Laje de Santos

O Parque Estadual Marinho Laje de Santos é um dos principais pontos de mergulho do Estado - foto divulgação FFComo parte das comemorações relativas aos 20 anos de Criação do Parque Estadual Marinho Laje de Santos, a Fundação Florestal abriu inscrições para a segunda edição do Concurso Fotográfico relativo a esta unidade de conservação.

Podem participar: fotógrafos amadores ou profissionais, brasileiros ou estrangeiros residentes no país, sem qualquer restrição de idade. O objetivo do concurso é estimular a produção fotográfica e incentivar as artes, bem como divulgar a importância da preservação desse importante patrimônio natural do Estado de São Paulo.
Os interessados em participar devem enviar nome, e-mail e telefone para o e-mail do PEMLS (pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br), até o dia 27 de janeiro de 2014, solicitando ficha de inscrição do Concurso. É permitida a participação em mais de uma categoria, bem como de fotos obtidas em data anterior ao período de realização do concurso.
O tema para participação é livre, sendo necessário estar vinculado ao registro das características ambientais e turísticas do PEMLS. O concurso está dividido em três categorias: Foto Subaquática – Macro; Foto Subaquática – Grande angular e Foto em Superfície. Cada concorrente poderá participar com até três fotografias.
A seleção das fotos ocorrerá em fevereiro de 2014 e a premiação será composta de uma Medalha, um livro e um DVD intitulados “Laje de Santos, Laje dos Sonhos”. Além disso, o material fotográfico selecionado será divulgado em exposição fotográfica.

Um dos principais pontos de mergulho do país


Esta unidade de conservação de proteção integral recebe anualmente quatro mil visitantes e é considerada pela maioria um dos principais pontos de mergulho do país, por ser um local com grande visibilidade submarina e por apresentar uma grande diversidade de espécies.
São mais de 190 espécies de peixes identificadas, entre eles, o animal símbolo do parque: a raia jamanta. Ela pode chegar a sete metros de largura e pesar mais de 1.300 kg. As aves também estão presentes. Atobá-marrom, Gaivotão, Petrel-do-Cabo, e Trinta-réis-de-bico-vermelho são algumas das espécies que podem ser avistadas. Além disso, tartarugas, baleias, pinguins, tubarões e golfinhos também são presença frequente neste ambiente preservado.
Fonte: Comunicação Fundação Florestal

Circuito Tela Verde recebe vídeos socioambientais até 30 de novembro


Objetivo da mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social

TINNA OLIVEIRA 

Produtores de vídeos socioambientais têm até 30 de novembro para enviarem suas realizações ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os vídeos, após seleção, irão compor a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - o Circuito Tela Verde, previsto para acontecer no primeiro semestre do ano que vem. O objetivo da mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual.
“Este ano ampliamos o prazo para que realizadores, educadores, estudantes e ambientalistas possam elaborar roteiros e, eventualmente, envolver grupos e comunidades na realização de trabalhos de denúncia, de mobilização e de solução frente a questões socioambientais locais ou nacionais, propiciando processos educativos desde a produção até a exibição e as discussões da Mostra Nacional", afirma o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do MMA, Nilo Diniz.

Os vídeos podem ser curtas, vinhetas, animações, produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som. Escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, entidades da sociedade civil, comunidades e produtores podem participar. O Circuito Tela Verde envolve anualmente mais de mil espaços exibidores em todo o País, atendendo a demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental. 

NA TELA

Os vídeos selecionados farão parte de um kit formado também por cartazes e orientações para realização da mostra. Receberão esse material as instituições interessadas em exibir os filmes, chamadas de espaços exibidores, que já estão cadastradas no MMA. São 1,5 mil em todo país.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente, e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual. As edições já exibiram mais de 190 filmes para quase 400 mil pessoas. Os filmes da última edição, por exemplo, trataram de temas como separação do lixo, reciclagem, consumo sustentável e biodiversidade, conservação de parques ambientais. O público do circuito é composto, em geral, por estudantes de todos os níveis - fundamental, médio e superior - professores, ambientalistas, servidores públicos, representantes de movimentos sociais, técnicos e funcionários de instituições ou empresas privadas.

Mais detalhes aqui.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente