Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

terça-feira, 6 de maio de 2014

Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Caraguatatuba recebe Exposição "Arte em Fibra de Bananeira"

Teve início no dia 3 de maio e segue até 6 de junho, no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM),  a exposição "Arte em Fibra de Bananeira", do artesão Ronaldo Vidal. Entre as peças, utensílios, objetos de decoração, acessórios e outros. A exposição pode ser apreciada das 8h às 17h, no Centro de Visitantes do parque. O evento é aberto ao público e gratuito.
Ronaldo Vidal é artista-orientador das Oficinas Culturais de Artesanato da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A bananeira, tão comum no Brasil, possui de cinco a oito qualidades de fibras diferentes, desde a mais áspera, até a mais fina e delicada. Esta é uma técnica considerada sustentável, uma vez que aproveita o tronco da bananeira, que geralmente é descartado com a retirada dos frutos.
Sobre o PESM – Núcleo Caraguatatuba
O Núcleo Caraguatatuba do PESM integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, por meio da Fundação Florestal. Com aproximadamente 60 mil hectares, engloba os municípios de Caraguatatuba, Paraibuna, Natividade da Serra e Salesópolis, guardando mananciais que abastecem Caraguatatuba e parte de São Sebastião.
O Parque estimula a educação ambiental, o ecoturismo e o lazer em sua sede através de três trilhas: Jequitibá, Poção e Tropeiros, onde o visitante pode conhecer as riquezas da fauna e flora da Mata Atlântica, e ainda desfrutar das corredeiras, cachoeiras e nascentes que deságuam em piscinas naturais.
Serviço
O Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba, fica na Rua do Horto Florestal, 1200, bairro Rio do Ouro. Para mais informações sobre o parque,  acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/ , ligue para (12) 3882-5999, ou entre em contato pelo e-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br  
Assessoria de Comunicação - Fundação Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário