quarta-feira, 21 de setembro de 2011
21 de Setembro Dia da Árvore
No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.
fonte http://diadaarvore.org.br/
A importância das árvores na vida do caiçara
O Guapuruvu Schizolobium parahyba,(foto acima) é uma árvore de grande porte, podendo atingir facilmente 30 metros de altura. Ocorre naturalmente na floresta ombrófila densa. Seu tronco é retilíneo, com ramificações apenas no alto. A casca é cinzenta, possui flores grandes, vistosas e amarelas. Sua copa é alta e aberta, de pouca sombra. As folhas são grandes, com cerca de 1 metro de comprimento, e caem com o passar do tempo. Seus frutos amadurecem no outono.
Para nosso litoral foi muito importante pois era utilizada na confecção de canoas, técnica indígena que foi passada ao caiçara que tinha a pesca artezanal como forma de vida. O caiçara via a floresta as árvores, arbustos, cipós, plantas, animais, insetos e sabia o nome e o significado de cada um, também dependia da floresta assim como seus antepassados indígenas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário