Caraguá está sendo sede do II Encontro Internacional Interdisciplinar sobre Mudanças Climáticas que está discutindo as possíveis causas que a emissão dos gases que causam o efeito estufa e as mudanças climáticas no cotidiano das pessoas. O encontro se estende até dia 23 de setembro etá sendo realizado pelo Instituto Caraguatá e Universidade de Caldas no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba.
Este evento aproximará cientistas, políticos, empresários e toda sociedade a refletir a respeito das mudanças climáticas e o que isto pode influenciar nas suas vidas.
Que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.
Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas, ao que parece isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa.
Assim como o dióxido carbônico tem auxiliado no equilíbrio térmico do planeta a milhares de anos, o gás oxigênio, por sua vez, tem ajudado a manter as temperaturas amenas e as condições climáticas que conhecemos. Essa interação de concentrações gasosas é que proporcionam condições adequadas aos diversos ecossistemas terrestres.
A emissão desenfreada de gases conhecidos como gases estufa e os desmatamentos de grandes extensões de floresta puseram em desequilíbrio as concentrações desses gases acarretando o efeito de aquecimento global.
Unidades de Conservação
O II Encontro Internacional Interdisciplinar sobre mudanças Climáticas será uma ferramenta importante, com suas palestras e mesa redonda para esclarecer a população sobre a importância do tema. Os organizadores acreditam que só a conscientização sob forma de ações compensatórias, poderá atenuar o efeito devastador do aquecimento que vem se mostrando em iminência. A importância da Mata Atlântica e das unidades de conservação da região, do Litoral Norte de São Paulo, são fundamentais para o equilíbrio do planeta, pela riqueza de sua fauna e flora, e seu ecossistema que continua preservado há séculos.
Questionário
Mas o foco maior do encontro será elaborar um questionário com linguagem simples, uniforme e objetiva para ser aplicado em todo território brasileiro para avaliar o conhecimento da população em geral a respeito das mudanças climáticas e seus efeitos.
Este questionário será elaborado no quarto dia, após os três dias de palestras, onde todos participantes irão colaborar com sugestões que serão levantadas nos diversos temas discutidos.
O objetivo deste questionário será levantar dados técnicos da população, e os possíveis efeitos que as mudanças climáticas influenciam ou influenciou em algum momento a vida cotidiana das pessoas nas últimas décadas. Este questionário será referência de estudo a partir da finalização do documento, para conflitar com dados de outros países onde serão aplicados os questionários, nos próximos Encontro (Alemanha 2013-Espanha 2015) resguardando as características únicas de cada país.
Texto: Jornal Imprensa Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário