Foto: Miguel Nema Neto |
Os amantes de uma programação variada de lazer durante as férias podem conhecer os atrativos do Parque Estadual da Serra do Mar do Núcleo Caraguá. No roteiro estão as trilhas do Poção, dos Tropeiros e a noturna do Jequitibá, além do Circuito de Observação de Aves. Os ecoturistas têm o auxílio de 27 guias florestais para aproveitarem o itinerário com segurança e sustentabilidade.
Com 3,5 km de comprimento, a trilha do Poção possui nível de dificuldade médio e, no percurso, os aventureiros atravessam duas vezes pelo Ribeirão do Ouro e pela mata fechada até chegar à cachoeira da Pedra Redonda, que possui seis metros de queda e poço para banho de dois metros de profundidade. Os horários de saída são sempre às 9h e 13h.
A trilha dos Tropeiros é indicada para pessoas com habilidade em trilhas, pelo alto nível de dificuldade. No percurso de 8 km, os visitantes encontram cachoeiras, árvores centenárias como Jequitibás de até 300 anos e muros de pedras da época das tropas que por ali passavam. O limite é de 20 pessoas e cada uma paga R$ 25. As saídas para as caminhadas são às 8h.
A trilha do Jequitibá permite ao ecoturista conhecer os hábitos noturnos da fauna e da flora da Mata Atlântica. O passeio custa R$ 10 por pessoa e recomenda-se o uso de calças, camisas compridas, tênis fechado, boné ou chapéu e lanterna. O trajeto possui 1,2 Km de extensão. O percurso é limitado em 30 pessoas e a saída é sempre às 20h.
O Circuito de Observação de Aves inclui as dicas de um guia especializado em ornitologia. São colocados comedouros nas proximidades da trilha do Jequitibá para atrair aves nativas da região como: Cigarra Verdadeira, Chibango, Saira Sete Cores e Araçari Banana. Os observadores precisam usar tênis, boné, roupas de cores neutras (exceto o branco), calça comprida, binóculo, repelente, protetor solar e maquina fotográfica. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail nucleocaragua@hotmail.com.br. A atividade é limitada em 20 participantes.
Em 2011, o Parque Estadual recebeu 6.171 visitantes e os guias florestais são de extrema importância para o uso público do Núcleo Caraguá. De maio a novembro do ano passado, os guias aprenderam técnica de sobrevivência na selva, suporte básico à vida, atividades de lazer e recreação em ambientes naturais, educação ambiental, legislação aplicada, além de saídas para práticas de campo. As aulas práticas e teóricas foram ministradas pelo Grupo de Apoio Civil. O curso de formação foi promovido pelo Governo Municipal.
As caminhadas precisam ser previamente agendadas pelos telefones (12) 3882-5999 ou 3882-3166, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Veja mais fotos do Parque Estadual no Flickr
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba
Parabéns pelo Blog!!!! Gostamos bastante.
ResponderExcluirBelo trabalho!!!
ResponderExcluir