Faixas com as Eco Dicas podem ser vistas e lidas pelos usuários das cinco balsas que percorrem o litoral do Estado: Santos/Guarujá; São Sebastião/Ilha Bela; Iguape/Juréia; Cananéia/Ilha Comprida.
As dicas ambientais, preparadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, já viraram marcadores de página e desde o dia 31.01 estão nos acessos às embarcações, a idéia é atingir, principalmente, moradores da região e os turistas que visitam as praias no verão.
Espalhar as Eco Dicas é uma maneira de disseminar informações corretas sobre práticas ambientais, como por exemplo, reciclagem, transporte sustentável, consumo, proteção, entre outros assuntos. O próximo passo é instalar as faixas também nas estradas que ligam os municípios paulistas, para que motoristas e passageiros também pratiquem e se tornem Ecocidadãos.
Conheça todas as EcoDicas:
1- Organize de forma correta o que não serve mais: separe seu lixo para a reciclagem, reaproveite materiais, doe objetos e roupas que não precisa e nunca queime ou jogue lixo nas ruas.
2- Diminua o lixo mudando pequenas coisas: diga não para sacolas plásticas e produtos descartáveis; compre produtos duráveis e com pouca embalagem;
3- Cuidado com o desperdício de água: feche a torneira ao escovar os dentes, ao se barbear e ao ensaboar a louça; use a vassoura e não a água da mangueira para varrer pisos e calçadas.
4- Economize no chuveiro: tome banhos rápidos e coloque o chuveiro na posição “verão”, assim você reduz o consumo de água e energia e economiza em suas contas.
5- Cuidado com o desperdício de energia: não deixe as luzes e aparelhos ligados quando não estiverem sendo usados; use a luz natural abrindo janelas e cortinas, e prefira as lâmpadas fluorescentes que são mais econômicas.
6- Ajude a proteger os animais: não compre animais silvestres e denuncie o tráfico, a caça e a pesca predatória à Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Ligue gratuitamente para o 0800 113560.
7- Cuide das nossas florestas: pergunte de onde é a madeira que for comprar, para garantir que não é ilegal. Compre produtos de madeira certificada e denuncie queimadas e desmatamentos à Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Ligue gratuitamente para o 0800 113560.
8- Plante árvores: dê preferência para plantas nativas e consulte a Prefeitura local sobre os melhores tipos para a região onde você mora.
8- Plante árvores: dê preferência para plantas nativas e consulte a Prefeitura local sobre os melhores tipos para a região onde você mora.
9- Procure deixar o carro em casa: faça caminhadas, ande de bicicleta, pratique a carona e use o transporte público, assim você ajuda a diminuir a poluição e o trânsito.
10- Seja um Ecocidadão: transforme as pessoas ao seu redor em indivíduos ecoconscientes e ecorresponsáveis; dê o exemplo, fazendo você mesmo, e colocando em prática todas essas dicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário