O 3º Ecoverão Caraguá continua com os mutirões ambientais durante o Carnaval, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Nessa etapa do projeto, 32 monitores percorrem as praias do Indaiá, Martin de Sá, Prainha, Cocanha e Mococa, das 10h às 15h, para conscientizar moradores e turistas sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos.
Divididos em grupos, os agentes ao abordar os banhistas e dão dicas sobre a importância de levar o lixo, produzido na praia, de volta para a residência. Além disso, os monitores alertam também sobre a maneira correta de acondicionar o lixo doméstico.
De acordo com a secretaria de Serviços Públicos, durante o mês de dezembro foram recolhidas aproximadamente 5,8 mil toneladas de lixo no município. A mesma estimativa de janeiro. A média de lixo produzida mensalmente em Caraguá na baixa temporada é de 2,4 mil toneladas.
Ao todo, 45 funcionários da secretaria de Serviços Públicos trabalham diretamente na limpeza da orla para mantê-la adequada para as atividades esportivas, culturais e de lazer. São retirados das praias sacos plásticos, garrafas pet e de vidro, latas, guardanapos, bitucas de cigarro, copos, palitos de sorvete, palitos de espetinhos, canudinhos, além dos detritos trazidos pelas ressacas e chuvas.
O Ecoverão foi realizado entre os dias 7 de janeiro e 12 de fevereiro, com uma programação diversificada que incluiu mutirões ambientais, passeios monitorados, gincanas, exposições, distribuição de mudas, apresentações artísticas, vídeos e competições esportivas em várias praias do município.
O projeto é uma realização do Governo Municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Esportes e da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguá), e apoio do Parque Estadual da Serra do Mar, Sabesp e Operação Praia Limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário