Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

sábado, 2 de março de 2013

Conheça Nosso Litoral: Museu Náutico de Ilhabela


Foto: Divulgação Museu Náutico de Ilhabela
Inaugurado em 2010, o Museu Náutico de Ilhabela conta com um valioso acervo de objetos como cristais, porcelanas, faianças, talheres de prata, artefatos de bronze, entre outros, datados do século XVIII até meados do século passado. Possui ainda toda a história da escafandria, mergulho profissional e recreativo com várias peças em exposição, além de maquetes dos principais naufrágios ocorridos na região.

São mais de 1.500 peças de vários naufrágios, inclusive peças compradas de antigos caiçaras, que presenciaram os fatos e assim perpetuaram a história, e objetos originais obtidas em desmanches de navios.

Grande parte da história social da região se esconde por detrás destes naufrágios, que 
constituem testemunhos arqueológicos fundamentais para o correto entendimento da nossa realidade.

Infelizmente, vários destes naufrágios têm sido explorados indevidamente por curiosos que desprezam o verdadeiro sentido da arqueologia submarina. Descaracterizam o ambiente e impedem que outros possam conhecer este patrimônio, prejudicando assim a realização de estudos mais profundos.

A costa do arquipélago de Ilhabela é repleta de acidentes marítimos ocorridos desde seu descobrimento. E é por meio da conservação desse patrimônio que o museu procura contar a história da navegação através de sua exposição.

Foto: Divulgação Museu Náutico de Ilhabela
Um naufrágio, não termina no fundo do mar. Fica na memória, encalha em documentos e permanece para sempre na história. Desperta o interesse e a curiosidade das pessoas."É uma cápsula do tempo".

O Museu está buscando novas parcerias, junto à iniciativa privada e ao poder público para ampliar e dar continuidade aos seus projetos, e também estar sempre presente na história da navegação dentro de um patamar de excelência e qualidade. Todo este material, serve para estudos e preservação da história náutica de Ilhabela.

Como Visitar?

Museu Náutico de Ilhabela:
Endereço: Rua Dona Isa, 25, Itaguassú (esquina com Av. Almirante Tamandaré)
Site: www.museunauticoilhabela.com.br
E- mail:museuilhabela@terra.com.br
Telelfone: (12) 3896-3840
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 13h às 18h.
* Dados retirados do Site Museu Náutico de Ilhabela
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário