|
Mata Atlântica preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela Foto: Divulgação Fundação Florestal |
Ilhabela está localizada na ilha de São Sebastião que foi batizada pelo navegador Américo Vespúcio em expedição pela costa brasileira no ano de 1502 como homenagem ao santo do dia. É o município menos populoso do Litoral Norte com cerca de 28 mil habitantes. Seu acesso principal é pela balsa que faz a travessia entre São Sebastião e a Ilha.
Um ponto que chama bastante atenção é a Mata Atlântica, preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela. Ao todo mais de 80% do município é área de preservação. E é nesse patrimônio natural que se encontram as mais belas cachoeiras da ilha.
Cachoeira da Água Branca
Antigamente a imensa queda d'água, com mais de 65 m de altura, já moveu a turbina da antiga usina hidrelétrica que gerava toda a energia da Ilha. Hoje, após ter seu curso de água represado por uma barragem de pedras, entre a nascente do rio e a cachoeira, pouco se pode ver da cachoeira que ali existia.
Onde está: a uma altitude de 250 mts do nível do mar, com lugares para descanso e lazer.
Como chegar: caminho de acesso fácil, com 05 trilhas para diferentes cachoeiras, com 2.500 mts de comprimento, aproximadamente 2 horas de caminhada.
Cachoeira do Gato
|
A cachoeira do Gato é a maior de Ilhabela Foto: Divulgação Fundação Florestal |
A cachoeira do Gato é a maior de Ilhabela, com cerca de 80 m de altura. A água escorre de um paredão rochoso quase vertical, e numa segunda queda, de cerca de 15 metros, cai reta sobre um grande poço. Para chegar a essa cachoeira, há uma trilha que sai da ponta esquerda da praia de Castelhanos, e leva aproximadamente 25 minutos para ser percorrida. O local é grandioso, sem paralelo em todo o litoral de São Paulo. A cachoeira é tão grande que, mesmo localizada no meio da mata fechada, pode ser vista do mar, pelos barcos que passam na baía de Castelhanos. A força da água, que desce do alto do paredão rochoso, é enorme. Um banho debaixo dessa gigantesca ducha é uma experiência inesquecível. Abaixo da queda principal há pelo menos outras cinco pequenas quedas, com poços de águas cristalinas, excelentes para um mergulho.
Onde está: no lado leste da Ilha, a meia altura nas montanhas que cercam a baía de Castelhanos.
Como chegar: a trilha começa na extremidade esquerda da praia de Castelhanos, desvenda-se no meio da mata uma queda d'água de aproximadamente 40 mts de altura, após aproximadamente 1:20 hora de caminhada
Cachoeira da Laje
Um dos mais belos locais da Ilha, a cachoeira da Laje reúne vários poços de águas limpíssimas e um escorregador com cerca de 30 m de comprimento. Ela fica ao sul da Ilha, na trilha que liga a ponta da Sepituba (último local ao sul da Ilha onde é possível chegar de carro) à praia do Bonete (maior e mais tradicional comunidade caiçara da região). Do ponto onde é necessário estacionar o carro, são cerca de 40 minutos de caminhada pela floresta. Uma seqüência de poços vai descendo a montanha, até que o rio acaba desaguando no mar. Na direção oposta, para o alto da montanha, também há vários poços e quedas d'água que merecem ser explorados. A trilha passa dentro do Ribeirão da Lage, não há como errar. Atravessando o rio há uma pequena picada à direita, que leva para a queda principal e o grande escorregador.
Onde está: no sul da Ilha, na trilha que une a Ponta da Sepituba à praia do Bonete, toma-se um caminho de aproximadamente 04 km.
Como chegar: siga com o carro para o Sul, até o final da estrada; daí siga pela trilha, numa caminhada de aproximadamente 1:20 hora; não é necessário a companhia de guias.
|
|
Cachoeira da Toca
A cachoeira da Toca é a mais conhecida de Ilhabela. Tem uma ducha forte, com cerca de 3 m de altura, e um grande escorregador "o maior da Ilha" com cerca de 50 m de extensão. A Toca, que dá nome ao local, é uma grande gruta ao lado da qual a cachoeira cai. O rio passa por dentro da gruta, desembocando num pequeno escorregador. O local era sede de um antigo engenho de cana de açúcar, que produzia uma das melhores marcas de aguardente da região.
Onde fica: Localizada no caminho para Praia de Castelhanos, propriedade particular com várias quedas d'água e poços e um poço semi coberto por uma enorme pedra, intitulando o nome do lugar, fácil acesso, duração de 20 min. de caminhada.
Cachoeira dos Três Tombos
|
Cachoeira dos Três Tombos - Foto Divulgação |
|
|
|
Essas três quedas são das mais fáceis de serem alcançadas é possível estacionar o carro a poucos metros. É uma das mais agradáveis para banhos da Ilha. A primeira queda, já recebe o visitante com uma forte ducha, com mais de cinco metros de altura, e um poço profundo, com cerca de 100m2. As duas quedas mais ao alto são alcançadas por uma trilha com um total de 400 m de extensão. A segunda queda é pequena, e dá acesso à laje por onde escorre a água que alimenta a primeira ducha.As pedras escorregadias tornam esse local extremamente perigoso. A terceira é a maior das três quedas.Um paredão rochoso de mais de 20 m de altura, de onde a água despenca com bastante força, caindo diretamente sobre as pedras.
* Dados baseados no site: Ilhabela SP
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário