Durante esta semana, alunos das escolas municipais visitam a exposição “A Mata Atlântica é Aqui”, montada na Praça Candido Mota, no Centro, e vão conhecer um pouco mais sobre este ecossistema e sua biodiversidade.
Na praça foi montada uma maquete que reproduz um morro desmatado e outro preservado e o que acontece com cada um, durante o período de chuvas fortes. No primeiro, as consequências são o desmoronamento de encostas, alagamentos, assoreamento dos rios, entre outras. No segundo, as raízes das vegetações absorvem a água e a conduzem ao lençol freático, alimentando as nascentes. As explicações são dadas por biólogos monitores da Fundação SOS Mata Atlântica, organizadora do evento.
Posteriormente, os visitantes são convidados a entrar no caminhão itinerante, no qual há várias apresentações de vídeos de curta duração sobre ecologia. No vídeo da Turma da Mônica, por exemplo, o personagem Cascão mostra a importância da água, sua utilização e formas de consumo sem desperdício. Já o do personagem Peixonauta conta como o aquecimento global prejudica a natureza e o habitat dos animais.
Durante as apresentações, monitores também fazem perguntas às crianças, incentivando o comportamento responsável em relação ao lixo, a água e ao consumo de energia elétrica. Ao final, ganham livrinhos, máscaras e joguinho de cartas sobre os animais em extinção.
A supervisora de projetos da secretaria de Educação, Marilene Mendonça Abel, disse que essas visitas monitoradas despertam para os problemas ambientais desde cedo. “Além disso, reforça e exemplifica questões sobre o meio ambiente trabalhadas pelos professores em sala de aula”, ressaltou.
Um dos biólogos monitores, Daniel Fuser, explica que a mostra já passou por cidades litorâneas no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. “Estamos encerrando as viagens nesse semestre em Caraguá. Nosso objetivo é mostrar a importância da Mata Atlântica e levar informações sobre questões ambientais como o lixo, energia elétrica e a água”, afirmou.
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não governamental, fundada em 1986 e tem a missão de promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma da Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Mais informações pelo telefone da fundação (11) 3262-4088 ou pelos endereços www.sosma.org.br e itinerante@sosma.org.br.
Serviço
Exposição “A Mata Atlântica é Aqui”
Até domingo, 7 de abril
Praça Cândido Motta, Centro – Caraguá
Horário: 10h às 17h
Escolas
Terça (dia 2)
10h – Emei/Emef Profª Aída de Almeida Grazioli (Rio de Ouro)
14h – Emei/Emef Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo)
15h – Emef Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto)
Quarta (dia 3)
10h – Emef Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos (Sumaré)
14h – Emef Prof. Alaor Xavier Junqueira (Travessão)
15h – Emef Massako Sone (Pegorelli)
Quinta (dia 4)
10h – Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá) e Emef Prof. Jorge Passos (Jaraguazinho)
15h – Emef Profª Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim), Emef Prof. Geraldo de Lima (Perequê-Mirim)
Sexta (dia 5)
10h – Emef Profª Antônia Ribeiro da Silva (Jardim Califórna)
14h – Emef Pedro João de Oliveira (Tabatinga)
15h – Emef Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba)
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário